quarta-feira, 15 de junho de 2011

BOLDO DO CHILE


Boldo – Peumus boldus
Nome científico do Boldo-do-Chile: Peumus boldus Molina.
Família do Boldo-do-Chile Peumus boldus: Monimiaceae.
Outros nomes populares do Boldo-do-Chile Peumus boldus: boldo-do-chile; boldo (espanhol, inglês, italiano).
e em inúmeros trabalhos. Na fitoterapia, o Boldo é empregado como auxiliar em afecções hepáticas, estimulante da digestão, litíase biliar e gota.
Boldo de Peumus boldus, diminui a cólica, aumenta e favorece o fluxo biliar, indicado para má digestão, gases, intolerância à gordura.
Aquele do quintal
Desta vez, vamos tratar do cultivo daquele boldo mais comum, provavelmente aquele que a maioria tem no quintal, no vaso ou na jardineira: o Boldo-da-terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus), também conhecido como falso boldo, boldo africano, boldo-do-reino e malva-santa. Pertencente à família das Labiadas, é uma planta herbácea perene que apresenta folhas pilosas, isto é, coberta de pequenos pêlos que dão uma aspecto aveludado. As flores pequenas nascem em espigas, na ponta dos ramos, em tons que vão do azul ao violeta.
Saiba mais sobre a planta Boldo-do-Chile:
O Boldo (Peumus boldus) é uma planta nativa dos Andes Chilenos estudada pela primeira vez em 1869, pelo médico francês Dujardin Baumez. O óleo produzido pelo Boldo é empregado na indústria, sendo o ingrediente utilizado na fabricação de doces e bolos. Além disso, a madeira, que desprende um suave aroma, é muito utilizada em construções.
Propriedades:
Anestésica, anódina, anti-helmíntica, anti-séptica, antibacteriana, antifúngica, antiinflamatória, antimicrobiana, antioxidante, calmante da pele, carminativa, clareador do cabelo, colagogo, colerética, demulcente, depurativa, desintoxicante, digestiva, diurética, estimulante, estimulante biliar, estomáquica, hepática, hepatoprotetora, hepatotônico, hipnótica, sedativa, sonífero suave, tônica, vermífuga.
Indicações do Boldo-do-Chile Peumus boldus:
Afecções do fígado e da vesícula, cálculo biliar, cólica, diarréia, digestão, dispepsia, febre, fraqueza orgânica, gota, hepatite, insônia, má-flatulência, previr icterícia, prisão de ventre, problemas diuréticos, reumatismo, uréia.
Parte utilizada do Boldo-do-Chile Peumus boldus: folhas, frutos, óleo essencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário